Modified mRNA Vaccines Protect against Zika Virus Infection

No dia 17/03/2017 foi discutido entre os alunos de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular o Jornal com o título e resumo abaixo:

Richner et al. (2017) As vacinas modificadas de mRNA protegem contra a infecção pelo zika vírus. Célula 168, 1114–1125.e10. doi: 10.1016 / j.cell.2017.02.017.

O surgimento da infecção pelo ZIKV levou a um esforço global para desenvolver vacinas seguras e eficazes. Projetamos uma vacina de mRNA modificada encapsulada em nanopartículas lipídicas (LNP) codificando genes estruturais do tipo selvagem ou variantes do ZIKV e testamos imunogenicidade e proteção em camundongos. Duas doses de LNPs de mRNA modificadas que codificam genes prM-E que produziram partículas semelhantes a vírus resultaram em altos títulos de anticorpos neutralizantes ( 1 / 100.000) que protegia contra a infecção por ZIKV e conferia imunidade esterilizante. Para compensar uma preocupação teórica com as vacinas do ZIKV que induzem anticorpos que reagem de forma cruzada com o vírus da dengue relacionado (DENV), projetamos mutações de codificação de RNA prM-E modificadas destruindo o epítopo de laço de fusão conservado na proteína E. Esta variante protege contra o ZIKV e diminui a produção de anticorpos que aumentam a infecção por DENV em células ou camundongos. Uma vacina de mRNA modificada pode prevenir a doença pelo ZIKV e ser adaptada para reduzir o risco de sensibilizar os indivíduos à exposição subsequente ao DENV, caso isso se torne uma preocupação clinicamente relevante.