Regulação da Expressão Gênica e Patogenicidade Bacteriana

Telefone(s): (16) 3315-9195

Linha de pesquisa
Biologia de Patógenos

Linhas gerais
Nosso laboratório estuda mecanismos de transdução de sinal e regulação da expressão gênica em bactérias e como estas vias regulam a fisiologia e a virulência do patógeno oportunista Chromobacterium violaceum.

Linhas de pesquisa
O estudo das vias de transdução de sinal e dos fatores de transcrição tem grande impacto na compreensão de como as bactérias controlam variadas funções celulares tais como produção de biofilme, virulência, resistência aos antibióticos e reconhecimento do hospedeiro. Mais especificamente, utilizamos Chromobacterium violaceum, uma beta-proteobactéria de vida livre capaz de atuar como patógeno oportunista em humanos, como um modelo para estudo do papel de fatores de transcrição em virulência. Empregamos diversas abordagens experimentais, tais como varredura de biblioteca de mutantes de transposon, mutagênese específica, microarranjos de DNA e ensaios de virulência em modelos animais para entender os vários aspectos da biologia deste organismo ainda pouco estudado, inclusive sua relação com o hospedeiro. Atualmente, as linhas de pesquisa principais incluem:

(i) Identificação de fatores de transcrição, com enfoque em reguladores redox, que afetam a virulência de C. violaceum e identificação de seus regulons;

(ii) Determinação do papel de quinases/fosfatases do tipo eucariótico (Ser/Thr/Tyr quinases) na regulação da atividade destes fatores de transcrição para entender se eles são capazes de integrar diferentes sinais (regulação redox e por fosforilação) no controle da virulência.

 

Sugestões de leitura

da Silva Neto JF, Negretto CC, Netto LE. (2012) Analysis of the organic hydroperoxide response of Chromobacterium violaceum reveals that OhrR is a cys-based redox sensor regulated by thioredoxin. PLoS One. 7(10):e47090.

da Silva Neto JF, Koide T, Gomes SL, Marques MV. (2010) Global gene expression under nitrogen starvation in Xylella fastidiosa: contribution of the σ54 regulon. BMC Microbiol. 10:231.

da Silva Neto JF, Braz VS, Italiani VC, Marques MV. (2009) Fur controls iron homeostasis and oxidative stress defense in the oligotrophic alpha-proteobacterium Caulobacter crescentus. Nucleic Acids Res. 37(14):4812-25.