Morfologia da Cabeça e do Pescoço

Código Área Duração Créditos Carga Horária Nº de Vagas Oferecidas Docente(s) Responsavél(eis)
RCG0147 Ciências Médicas 1º Ano/2º semestre 6 90 Luis Fernando Tirapelli

Objetivos

Capacitar o aluno a descrever as estruturas anatômicas da cabeça e do pescoço, bem como conhecer suas relações topográficas funcionais e aplicadas. Capacitar ainda o aluno ao conhecimento da origem embriológica e do desenvolvimento das mesmas estruturas da cabeça e do pescoço.

Programa Resumido

1) Anatomia Topográfica, funcional e aplicada da Cabeça e do Pescoço.
2) Embriologia da Cabeça e do Pescoço.

1) Anatomia topográfica, funcional e aplicada da Cabeça e do Pescoço:
A) Cabeça: Considerações gerais da cabeça. Ossos do crânio e da face. Normas do crânio e anatomia radiológica da cabeça. Planos superficiais do crânio e da face. Planos profundos do crânio e da face. Órbita e seu conteúdo. Osso temporal e orelhas externa, média e
interna. Nariz, cavidade nasal e seios paranasais. Cavidade oral e glândulas salivares.
B) Pescoço: Considerações gerais do Pescoço. Anatomia de superfície e estruturas superficiais e profundas do pescoço. Músculos do pescoço. Planos fasciais do pescoço. Trígonos posterior e anterior do pescoço. Vísceras do pescoço: laringe, faringe, esôfago cervical,
traquéia cervical e as glândulas tireóide e paratireóides. Vasos e nervos do pescoço. Plexo cervical e seus ramos colaterais e terminais.

2) Embriologia da Cabeça e do Pescoço: Embriologia da hipófise. Membrana buco-faríngea e seu destino. Boca primitiva. Arcos branquiais: significado, número e evolução. Processos fronto-nasais. Modelagem da face do embrião. Septação da cavidade bucal primitiva. Desenvolvimento do olho e do ouvido.formação da língua. Arcos branquiais e a modelagem do pescoço. Embriologia da glândula tireóide. Anomalias do desenvolvimento da cabeça e do pescoço.
– Aulas teóricas expositivas para 50 alunos.
– Aulas práticas de anatomia macroscópica para 50 alunos.
– Aulas práticas, seminários e discussão sobre embriologia para grupos de 30 a 50 alunos.
– Aulas com utilização de vídeos e programas para microcomputadores.

Método

Aulas teóricas
Aulas práticas, seminários e discussão para grupos de 25 a 50 alunos
Aulas de resolução orientada de exercícios
Aulas com utilização de vídeos e microcomputadores

Critério

– Realização de provas teóricas e práticas
– Desempenho na apresentação e participação de seminários
– Relatórios de aulas práticas

Norma de Recuperação

Alunos que se enquadram nas normas de recuperação:
Aqueles que tiverem freqüência mínima de 70% e Nota Final não inferior a 3 (três). A nota final será igual à média entre a nota da recuperação e a nota obtida no período regular da disciplina, exigindo-se o mínimo de 5 (cinco) para a aprovação

Bibliografia

– MOORE, K. L. Anatomia Orientada para a Clínica, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. 2007, 5ª. ed
– SPALTEHOLZ, W. Atlas de Anatomia Humana, Livraria Roca, São Paulo.
– SOBOTTA, J. Atlas de Anatomia Humana, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. 2006,22ª. ed
– WOLF-HEIDEGGER, Atlas de Anatomia Humana, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. 2006, 6ª. ed.
– LARSEN, W. Human Embriology. 1st ed. Churchil Livingstone, New York. 2001, 3a.ed
– MOORE, KL; PERSAUD, TVN. Embriologia Clínica. 6a ed. 2000, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.
– MOORE, KL; PERSAUD, TVN; SHIOTA, K. Atlas colorido de Embriologia Clínica. 2a ed. 2002, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.
– DRAKE RL, VOGL W, MITCHELL AWM. Gray’s Anatomia para Estudantes. Elsevier, Rio de Janeiro (2005).
– STANDRING S. Gray’s Anatomy. 39ª. ed., Elsevier, Amsterdam (2005).
– DANGELO JG & FATTINI CA. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. 3ª. ed., Atheneu, São Paulo (2006).
– NETTER FH. Atlas de Anatomia Humana. 3ª. ed. Artmed, Porto Alegre (2004).
– PUTZ R & PABST R. Sobotta Atlas de Anatomia Humana. 22ª. ed., Guanabara Koogan, Rio de Janeiro (2006).
– SHÜNKE M, SCHULTE E, SCHUMACKER U. Prometheus Atlas de Anatomia. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro (2007).
– MOSES KP, BANKS JR JC, NAVA PB, PETERSEN D. Atlas Fotográfico de Anatomia Clínica. Elsevier, Rio de Janeiro (2006).
– ROHEN JW, YOKOCHI C, LUTJEN-DRECOLL E. Anatomia Humana: Atlas fotográfico de Anatomia Sistêmica e Regional. 6ª. ed., Manole, São Paulo (2007).