Interferências na biorregulação II

Código Área Duração Créditos Carga Horária Nº de Vagas Oferecidas Docente(s) Responsavél(eis)
RCB0306 Ciências Biomédicas 1 semestre 14 210
Eurico de Arruda Neto
Leticia Fröhlich Archangelo

Objetivos

– Capacitar o estudante a reconhecer fatores físicos, químicos e biológicos que interferem na biorregulação, e os mecanismos pelos quais agem, bem como as reações do organismo a eles.

– Fornecer embasamento teórico sobre a patogênese e mecanismos de ação de fármacos como paradigma para compreensão dos mecanismos de funcionamento e disfunções do organismo em níveis molecular, celular e sistêmico.

– Exercitar a análise e discussão de resultados experimentais, como forma de desenvolver competências para a produção e transmissão do conhecimento. Ao final da disciplina o estudante deverá ser capaz de:

  • – Compreender mecanismos gerais pelos quais agentes físicos, biológicos e químicos modificam processos fisiológicos e/ou fisiopatológicos.
  • – Adquirir embasamento para compreender as alterações na estrutura e funcionamento celular, tecidual e sistêmico associados a interferências na homeostase do organismo.
  • – Valorizar o emprego do método científico na obtenção e crítica do conhecimento, bem como incentivar a análise crítica e busca de informações.

Programa Resumido

Agentes biológicos (bactérias e vírus) que interferem da biorregulação. Alterações de função induzindo alterações estruturais e vice-versa. Biologia do Câncer.

Programa

Fungos – Biologia geral, morfologia e fisiologia dos fungos, reprodução e genética de fungos. – Vias metabólicas (fermentação, produtos metabólicos, toxinas). – Parede celular (estrutura química, fracionamento, expressão de proteínas, crescimento direcionado). – Fatores de virulência (adesinas, enzimas extracelulares, cápsula, termotolerância, dimorfismo, multiplicação intracelular, quiescência), tendo por base os seguintes modelos: Candida, Saccharomyces, Cryptococcus, Paracoccidipoides brasiliensis, Histoplamam capsulatum, Aspergillus, dermatófitos, e fungos demáceos. – Ferramentas principais de investigação em micologia – Interações com fármacos – Resposta imune. Vírus – Biologia geral, genomas e genética – Ciclo infeccioso viral (adsorção, entrada, desnudamento, estratégias de transcrição e replicação de – DNA e RNA, transcrição reversa e integração, processamento de RNA viral e controle de tradução, tráfego intracelular, montagem e maturação). – Patogênese viral (bases da infecção viral de hospedeiro e de populações). – Principais ferramentas experimentais em virologia. – Emergência e evolução de vírus. – Modelos de patogênese (infecções respiratórias e gastroentéricas, HIV, Herpesvirus e latência, persistência e imunopatogênese, neuroinvasividade). – Interações com fármacos – Resposta imune e vacinas. Biologia do Câncer – Epidemiologia, conceitos gerais e classificação dos tipos de câncer – Oncogênese viral – Oncogenes Celulares – Fatores de crescimento, receptores e vias de sinalização associadas ao câncer – Mecanismos genéticos da tumorigênese e progressão tumoral – Imortalização e transformação celular – Supressores tumorais – Controle do ciclo celular e câncer – Apoptose e câncer – Mecanismos de invasão e metástase tumoral – Interações do câncer com o sistema imune – Mecanismos de ação de drogas antineoplásicas – Terapia racional do câncer – Mecanismos de resistência terapêutica do câncer – Micro-RNAs associados ao desenvolvimento do câncer – Modelos experimentais para estudo da tumorigênese e metástase Resposta Imune – Autoimunidade – Hipersensibilidades – Imunidade a transplantes – Imunidade a tumores – Imunodeficiências.

Avaliação

Método

– Relatórios individuais
– Prova escrita / Prova prática / Prova oral

Critério

– Será aprovado o estudante que obtiver média final igual ou superior a 5 (cinco), calculada com bases nas atividades e competências em laboratório adquiridas, apresentação de seminários e desempenho em provas teóricas. Além disso, será exigida frequência mínima de 70% para aprovação.

Norma de Recuperação

– Estudantes com média final inferior a 5 (cinco) e superior a 3 (três), desde que tenham presença superior a 70% das atividades, poderão realizar a recuperação, que constará de prova de avaliação escrita e ou oral. A nota final da aprovação corresponderá a nota desta prova mais a nota do curso regular, dividida por 2, que deverá se igual ou superior 5 (cinco).

Bibliografia

– LEE W. RILEY. Molecular Epidemiology of Infectious Diseases: Principles and Practices. ASM Press, Washington, D. C, 2004.

– FLINT SJ et al. Principles of Virology, (3rd edition), ASM Press, Washington, DC, 2009.

– ROBBINS SL, COTRAN RS & KUMAR V. Patologia Estrutural e Funcional. Rio de Janeiro, Interamericana. 6ª edição.

– ROBERT A. WEINBERG. The Biology of Cancer, second edition. Ed Garland Science Taylor & Francis Group, 2014.

-LAUREN PECORINO. Molecular Biology of Cancer, Mechanisms. Targets, and Therapeutics. Third edition. Oxford University Press, 2008.

– ABUL ABBAS, ANDREW H. LICHTMAN, SHIV PILLAI. Imunologia Celular e Molecular, 8ª Edição. Ed. Elsevier.

– MURPHY KENNETH. Imunobiologia de Janeway, 8ª Edição. Ed. Artmed