Homem, Ambiente e Suas Interações II

Código Área Duração Créditos Carga Horária Nº de Vagas Oferecidas Docente(s) Responsavél(eis)
RCB0203 Ciências Biomédicas 1 ano 5 75
Angela Kaysel Cruz
Luiz Ricardo Orsini Tosi

Objetivos

Expor o estudante ao exercício de análise crítica e de reflexão sobre o sistema de geração, aplicação e transmissão do conhecimento, a liberdade de pensamento e criatividade, o impacto do conhecimento no contexto sócio-econômico-cultural e vice-versa, o contexto da atuação profissional futura com suas perspectivas, seus dilemas e conflitos.

Programa Resumido

– História da Universidade e relação mestre/discípulo;

– As Universidades sob a perspectiva histórica e sua inserção na sociedade contemporânea – Desenvolvimento histórico da Universidade no Brasil;

-Sistema de Ensino Superior e Sistema de Ciência e Tecnologia no Brasil. Aspectos de política educacional. Aspectos de política científica, tecnológica e de inovação;

– Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia no Brasil, suas relações com o contexto sócio-econômico-cultural;

– Formação de recursos humanos e produção, a transmissão e a aplicação do conhecimento científico no país;

– Organização da Comunidade Científica e Financiamento da pesquisa científica.

– História da Universidade e relação mestre/discípulo;

– Organização da Comunidade Científica e Financiamento da pesquisa científica.

Método

Palestras; Seminários; Teleconferências; Filmes/debates; Textos/grupos de discussão; Fóruns temáticos (estudantes como apresentadores e debatedores); Simpósios; Júri simulado. A disciplina depende da participação de convidados externos com expertise nos temas tratados.

Critério

Será aprovado o estudante que obtiver frequência mínima de 70% e média final igual ou superior a 5 (cinco), calculada com bases nas atividades e competências demonstradas pelos instrumentos de avaliação propostos. Atividades discentes: Relatórios individuais ou em grupo, apresentação e discussão em seminários dos temas em pauta, monografia.

Norma de Recuperação

Estudantes com média final inferior a 5 (cinco) e superior a 3 (três), desde que tenham presença superior a 70% das atividades, poderão realizar a recuperação, que constará de avaliação que poderá ser escrita, prova oral ou monografia , bem como combinação de dois ou dos três tipos citados. A nota final da aprovação corresponderá a nota desta prova mais a nota do curso regular, dividida por 2, que deverá se igual ou superior 5 (cinco).

Bibliografia

As leituras obrigatórias serão indicadas pelos palestrantes convidados para cada tema específico e podem incluir capítulos de livros, artigos científicos ou de divulgação, textos diretivos e normativos de politicas públicas, códigos de ética, outros textos pertinentes, inclusive digitais.