Desenvolvimento Científico e Tecnológico III

Código Área Duração Créditos Carga Horária Nº de Vagas Oferecidas Docente(s) Responsavél(eis)
RCB0301 Ciências Biomédicas 3 90
Maria Luisa Paçó-Larson
Alline Cristina de Campos

Objetivos

– Capacitar o estudante, pela vivência em laboratórios de pesquisa, a compreender os fundamentos, abrangências e limitações de métodos, abordagens e modelos experimentais diversos e suas aplicações para análise de fenômenos biológicos.

– Capacitar o estudante a executar métodos e abordagens experimentais empregadas para a solução de problemas biológicos.

Ao final da disciplina o estudante deverá ter vivenciado em dois laboratórios de pesquisa:

– Abordagens experimentais/métodos ou modelos experimentais relacionados à investigação sobre mecanismos gerais pelos quais agentes físicos, biológicos e químicos modificam processos fisiológicos e/ou fisiopatológicos.

– Abordagens experimentais/métodos ou modelos experimentais relacionados à investigação sobre as alterações na estrutura e função celular, tecidual e sistêmica associada a interferências externas ou disfunções na homeostase do organismo.

Programa Resumido

Rodízio em laboratórios de pesquisa que investigam processos de biorregulação e as interferências na biorregulação do organismo.

Programa

– Cada estudante fará dois estágios, em sistema rotativo. Os laboratórios escolhidos deverão tratar de um ou mais dos temas centrais que formam o núcleo “Interferências na Biorregulação”. Assim, os dois laboratórios escolhidos poderão tratar de temas de investigação sobre agentes externos, físicos, químicos ou biológicos que interfiram nos mecanismos de controle e processos de regulação da homeostase do organismo como também das disfunções próprias (ou despidas de causas externas conhecidas) do organismo que levam à perda da homeostase. Os dois estágios realizados poderão assim envolver temas diversos como mecanismos e fatores envolvidos em processos como de lesão e adaptação celular, nos distúrbios hemodinâmicos, na inflamação aguda e crônica ou na renovação e reparo tecidual. A investigação sobre fármacos, seu desenvolvimento ou elucidação de mecanismos de ação. Também poderão ser foco do estágio, agentes físicos, químicos ou agentes biológicos e seus mecanismos de interferência sobre processos biológicos ou no controle ou geração de processos patológicos. Aspectos diversos sobre biologia de patógenos como vírus, bactérias, fungos, protozoários ou helmintos e questões relacionadas à interação desses agentes com o hospedeiro também podem ser o motivo de estágios experimentais. As abordagens experimentais e métodos envolvendo o estudo da biologia do câncer desde a epidemiologia aos mecanismos biológicos da tumorigênese, invasão e metástase tumoral, processos de controle e interferência internos ou externos poderão ser tema de estágios. A escolha do laboratório será feita em conjunto pelo estudante e tutor para que ao final do semestre cada estudante tenha vivenciado e aprendido abordagens experimentais diversas e problemas biológicos distintos.

– Planejamento experimental e métodos de análise de resultados.

Método

– Para cada estágio será apresentado um relatório de atividades, individual. Esse relatório deverá ser avaliado e receberá nota de dois professores (o orientador do estágio e outro escolhido por atividade temática)

– Apresentação das atividades desenvolvidas, fundamentos e processos aprendidos durante o estágio rotativo. Essa apresentação será feita para toda a turma e perante banca examinadora.

– Como serão realizados dois estágios no semestre, essas avaliações ocorrerão durante a semana seguinte ao término do primeiro estágio e na semana seguinte ao término do segundo estágio.

Critério

– Será aprovado o estudante que obtiver média final igual ou superior a 5 (cinco), calculada com bases nas atividades e competências em laboratório adquiridas, apresentação de seminários . Além disso, para aprovação é necessária a freqüência mínima de 70%.

Norma de Recuperação

– Esse módulo não permite a adoção de recuperação.

Bibliografia

Artigos científicos e técnicos que tratem dos temas abordados durante o estágio e que forneçam base sólida de conhecimento para o aluno.