Desenvolvimento Científico e Tecnológico II

Código Área Duração Créditos Carga Horária Nº de Vagas Oferecidas Docente(s) Responsavél(eis)
RCB0201 Ciências Biomédicas 6 180
Davi José de Almeida Moraes
José Freire da Silva Neto

Objetivos

– Capacitar o estudante, pela vivência em laboratórios de pesquisa, a compreender os fundamentos, abrangências e limitações de métodos, abordagens e modelos experimentais diversos e suas aplicações para análise de fenômenos biológicos.

– Capacitar o estudante a executar métodos e abordagens experimentais empregadas para a solução de problemas biológicos.

Ao final da disciplina o estudante deverá ter vivenciado em dois laboratórios de pesquisa:

– Abordagens experimentais/métodos ou modelos experimentais relacionados à investigação sobre mecanismos e fatores envolvidos em processos de desenvolvimento embrionário

– Abordagens experimentais/métodos e modelos de investigação em morfologia macro e microscópica

– Abordagens experimentais e métodos utilizados para o estudo de processos fisiológicos.

– Abordagens experimentais/métodos ou modelos experimentais relacionados à investigação sobre mecanismos de controle e processos de regulação da homeostase do organismo. Os problemas biológicos e as abordagens empregadas poderão ter como foco algum dos sistemas ou a integração entre os diferentes sistemas envolvidos no funcionamento dos organismos complexos para manutenção da homeostase.

Docente(s) Responsável(eis)

6755132 – Davi José de Almeida Moraes

2962971 – José Freire da Silva Neto

Programa Resumido

Rodízio em laboratórios de pesquisa que investigam processos de desenvolvimento, de organização estrutural de tecidos, morfologia macro e microscópica, e processos fisiológicos dos diferentes sistemas ou de integração entre sistemas.

Rodízio em laboratórios de pesquisa que investigam processos de biorregulação e as interferências na biorregulação do organismo.

Programa

– Cada estudante fará dois estágios, em sistema rotativo. Os laboratórios escolhidos deverão tratar de um ou mais dos temas centrais de: Estrutura e Função dos Sistemas Biológicos e Biorregulação. Assim, os dois laboratórios escolhidos poderão tratar de temas de investigação sobre processos de desenvolvimento, de organização estrutural de tecidos, morfologia macro e microscópica, e processos fisiológicos dos diferentes sistemas ou de integração entre sistemas. Poderão assim envolver temas abrangendo os sistemas: imune, nerovoso, cardiovascular, respiratório, renal, digestório, locomotor, endócrino e reprodutor, mecanismos de controle e processos de regulação da homeostase do organismo. Os problemas biológicos e as abordagens empregadas poderão ter como foco algum dos sistemas ou a integração entre os diferentes sistemas envolvidos no funcionamento dos organismos complexos para manutenção da homeostase. Poderão assim envolver temas como: a investigação sobre regulação de volume e composição de líquidos orgânicos, mecanismos renais e respiratórios da regulação do equilíbrio ácido-básico, o controle hormonal do metabolismo energético, respostas de estresse diversas, a reprodução, o crescimento e o desenvolvimento, controle de ritmos biológicos, adaptações cardiovasculares e respiratórias diversas. Mecanismos e processos de controle diversos exercidos pelo sistema nervoso, a integração de sistemas de controle como o nervoso, o endócrino, o imune. A escolha do laboratório será feita em conjunto pelo estudante e tutor para que ao final dos semestres cada estudante tenha vivenciado e aprendido abordagens experimentais diversas e problemas biológicos distintos.

– Planejamento experimental e métodos de análise de resultados.

Método

– Para cada estágio será apresentado um relatório de atividades, individual. Esse relatório deverá ser avaliado e receberá nota de dois professores (o orientador do estágio e outro escolhido por atividade temática)

– Apresentação das atividades desenvolvidas, fundamentos e processos aprendidos durante o estágio rotativo. Essa apresentação será feita para toda a turma e perante banca examinadora.

Como serão realizados dois estágios por semestre, essas avaliações ocorrerão durante a semana seguinte ao término do primeiro estágio e na semana seguinte ao término do segundo estágio.

Critério

– Será aprovado o estudante que obtiver média final igual ou superior a 5 (cinco), calculada com bases nas atividades e competências em laboratório adquiridas, apresentação de seminários. Além disso, para aprovação é necessária a freqüência mínima de 70%.

Norma de Recuperação

– Esse módulo não permite a adoção de recuperação.

Bibliografia

Artigos científicos e técnicos que tratem dos temas abordados durante o estágio e que forneçam base sólida de conhecimento para o aluno.