Código | Área | Duração | Créditos | Carga Horária | Nº de Vagas Oferecidas | Docente(s) Responsavél(eis) |
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RCB0201 | Ciências Biomédicas | 6 | 180 |
Davi José de Almeida Moraes
José Freire da Silva Neto
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Objetivos
– Capacitar o estudante, pela vivência em laboratórios de pesquisa, a compreender os fundamentos, abrangências e limitações de métodos, abordagens e modelos experimentais diversos e suas aplicações para análise de fenômenos biológicos.
– Capacitar o estudante a executar métodos e abordagens experimentais empregadas para a solução de problemas biológicos.
Ao final da disciplina o estudante deverá ter vivenciado em dois laboratórios de pesquisa:
– Abordagens experimentais/métodos ou modelos experimentais relacionados à investigação sobre mecanismos e fatores envolvidos em processos de desenvolvimento embrionário
– Abordagens experimentais/métodos e modelos de investigação em morfologia macro e microscópica
– Abordagens experimentais e métodos utilizados para o estudo de processos fisiológicos.
– Abordagens experimentais/métodos ou modelos experimentais relacionados à investigação sobre mecanismos de controle e processos de regulação da homeostase do organismo. Os problemas biológicos e as abordagens empregadas poderão ter como foco algum dos sistemas ou a integração entre os diferentes sistemas envolvidos no funcionamento dos organismos complexos para manutenção da homeostase.
Docente(s) Responsável(eis)
6755132 – Davi José de Almeida Moraes
2962971 – José Freire da Silva Neto
Programa Resumido
Rodízio em laboratórios de pesquisa que investigam processos de desenvolvimento, de organização estrutural de tecidos, morfologia macro e microscópica, e processos fisiológicos dos diferentes sistemas ou de integração entre sistemas.
Rodízio em laboratórios de pesquisa que investigam processos de biorregulação e as interferências na biorregulação do organismo.
Programa
– Cada estudante fará dois estágios, em sistema rotativo. Os laboratórios escolhidos deverão tratar de um ou mais dos temas centrais de: Estrutura e Função dos Sistemas Biológicos e Biorregulação. Assim, os dois laboratórios escolhidos poderão tratar de temas de investigação sobre processos de desenvolvimento, de organização estrutural de tecidos, morfologia macro e microscópica, e processos fisiológicos dos diferentes sistemas ou de integração entre sistemas. Poderão assim envolver temas abrangendo os sistemas: imune, nerovoso, cardiovascular, respiratório, renal, digestório, locomotor, endócrino e reprodutor, mecanismos de controle e processos de regulação da homeostase do organismo. Os problemas biológicos e as abordagens empregadas poderão ter como foco algum dos sistemas ou a integração entre os diferentes sistemas envolvidos no funcionamento dos organismos complexos para manutenção da homeostase. Poderão assim envolver temas como: a investigação sobre regulação de volume e composição de líquidos orgânicos, mecanismos renais e respiratórios da regulação do equilíbrio ácido-básico, o controle hormonal do metabolismo energético, respostas de estresse diversas, a reprodução, o crescimento e o desenvolvimento, controle de ritmos biológicos, adaptações cardiovasculares e respiratórias diversas. Mecanismos e processos de controle diversos exercidos pelo sistema nervoso, a integração de sistemas de controle como o nervoso, o endócrino, o imune. A escolha do laboratório será feita em conjunto pelo estudante e tutor para que ao final dos semestres cada estudante tenha vivenciado e aprendido abordagens experimentais diversas e problemas biológicos distintos.
– Planejamento experimental e métodos de análise de resultados.
Avaliação
Método
– Para cada estágio será apresentado um relatório de atividades, individual. Esse relatório deverá ser avaliado e receberá nota de dois professores (o orientador do estágio e outro escolhido por atividade temática)
– Apresentação das atividades desenvolvidas, fundamentos e processos aprendidos durante o estágio rotativo. Essa apresentação será feita para toda a turma e perante banca examinadora.
Como serão realizados dois estágios por semestre, essas avaliações ocorrerão durante a semana seguinte ao término do primeiro estágio e na semana seguinte ao término do segundo estágio.
Critério
– Será aprovado o estudante que obtiver média final igual ou superior a 5 (cinco), calculada com bases nas atividades e competências em laboratório adquiridas, apresentação de seminários. Além disso, para aprovação é necessária a freqüência mínima de 70%.
Norma de Recuperação
– Esse módulo não permite a adoção de recuperação.
Bibliografia
Artigos científicos e técnicos que tratem dos temas abordados durante o estágio e que forneçam base sólida de conhecimento para o aluno.