Biomoléculas, Biologia Celular e Bioestruturas

Código Área Duração Créditos Carga Horária Nº de Vagas Oferecidas Docente(s) Responsavél(eis)
RCB0105 Ciências Biomédicas 1º Ano/1º semestre 18 250 26
Adriano Silva Sebollela
Luis Lamberti Pinto da Silva
 Objetivos

Fornecer as bases para o entendimento dos componentes e das interações moleculares que governam a fisiologia celular, tecidual e do desenvolvimento do organismo.

Ao final da disciplina o estudante deverá ser capaz de:

– Entender as reações bioquímicas envolvidas no metabolismo de organismos vivos, assim como ter habilidade para entender outros processos, envolvendo proteínas e outras macromoléculas estudadas neste curso.

– Compreender a organização do genoma eucarioto e procarioto, bem como os processos de replicação, transcrição, tradução e regulação da expressão gênica.

– Compreender as bases da tecnologia do DNA recombinante e da engenharia genética.

– Entender a composição e as diferentes funções exercidas pelas organelas celulares.

– Compreender a estrutura e função do citoesqueleto, o transporte intracelular, as estratégias gerais de comunicação célula-célula, célula-matriz e as diversas vias de transdução do sinal intracelular.

– Entender os mecanismos que regulam o crescimento, proliferação e morte celular, o conceito de célula tronco e entender os mecanismos moleculares pelos quais as células adquirem sua especificidade morfológica e funcional.

– Compreender a estrutura e função dos tecidos fundamentais.

– Compreender os princípios para integração de informações e redes em biologia.

Docente(s) Responsável(eis)

8720172 – Adriano Silva Sebollela

1166140 – Luis Lamberti Pinto da Silva

Programa Resumido

Constituição das células e dos líquidos orgânicos compartimentalizados. Estrutura celular (membrana, organelas e genes). Biomoléculas constituintes, produzidas e transformadas. Diferenciação celular e biologia do desenvolvimento. Transporte através da membrana. Sinalização e comunicação celular.

1.Estrutura e função de biomoléculas e macromoléculas

– Biomoléculas: Aminoácidos, açúcares, nucleotídeos, ácidos graxos

– Macromoléculas: Lipídeos, carboidratos, proteínas, DNA e RNA

– Catálise e vias metabólicas celulares

Catálise e regulação enzimática

Metabolismo de ácidos nucléicos

Metabolismo de proteínas

Metabolismo de carboidratos

Metabolismo de lipídeos

2. Genética molecular, DNA recombinante e tecnologia genômica

– Estrutura e função de genomas

– Mutação, reparo do DNA, polimorfismo

– Cromatina

– Controle da expressão gênica (transcricional, pós-trancricional, pós-traducional, epigenética)

– Bases da tecnologia do DNA recombinante

3. Estrutura e função da célula

– Membranas e transporte através da membrana (estrutura, canais, transportadores, receptores)

– Compartimentalização intracelular

– Mitocôndria

– Organização Funcional do Núcleo (poro nuclear, nucléolo, localização da cromatina em domínios no núcleo)

– Citoesqueleto (filamentos intermediários, filamentos de actina, microtubulos, motores moleculares)

– Transporte intracelular

– Ciclo celular

4. A célula no contexto tecidual

– Interações célula-célula e célula-matriz (epitélios e matriz extracelular conjuntivo)

– Transdução de Sinal

– Crescimento, proliferação e morte celular

– Fibroblastos e suas transformações (células do conjuntivo)

– Ossificação (tecido cartilaginoso e ósseo)

– Modulação e regeneração de músculo esquelético (tecidos musculares)

– Sinapse (tecido nervoso)

– Hematopoiese (sangue e medula óssea)

5. Evolução e Biologia do Desenvolvimento

– Princípios da Genética Evolutiva

– Meiose, gametogênese e fertilização

– Gastrulação, neurulação e somitos

– Organogênese com foco em processos morfogenéticos (crista neural, morfogênese por ramificação)

– Genética de Desenvolvimento (determinação e diferenciação)

6. Redes de interações moleculares na constituição do organismo

– Biologia Sistêmica

– Redes metabólicas

– Redes de regulação gênica

– Biologia Sintética

Método

– Desempenho nos seminários

– Prova teórica/prática

Critério

– Será aprovado o estudante que obtiver média final igual ou superior a 5 (cinco), calculada com base nas atividades e competências em laboratório adquiridas, apresentação de seminários e desempenho em provas. Além disso, será exigida freqüência mínima de 70% para aprovação.

Norma de Recuperação

– Estudantes com média final inferior a 5 (cinco) e superior a 3 (três), desde que tenham presença superior a 70% das atividades, poderão realizar a recuperação, que constará de prova de avaliação teórica/pratica. A nota final da aprovação corresponderá a nota desta prova mais a nota do curso regular, dividida por 2, que deverá se igual ou superior 5 (cinco).

Bibliografia

– LEHNINGER, NELSON & COX (2008). Lehninger Principles of Biochemistry, 5ª edição. W. H. Freeman

– BERG J., TYMOCZKO & STRYER. Biochemistry. 6ª ed. W. H. Freeman

– STRACHAN & READ. Human Molecular Genetics, 2ª edição/4ª edição

– BROWN T.A. (2005) – Genetics: a molecular approach, 3ª edição ed. Taylor & Francis group

– LEWIN B (2007) Genes IX, Jones & Bartlett Publ., 9a edição

– ALBERTS ET AL., (2007). Molecular Biology of the Cell, 5th ed. Garland Sciences.

– LODISH ET AL., (2007). Molecular Cell Biology, 6th ed. W. H. Freeman.

– KIERSZENBAUM, A. L. (2008) Histologia e Biologia Celular, 2ª ed. Elsevier

– FUTUYMA DJ. (2009) Evolution, Sinauer Assoc., 2a edição

– Artigos recentes de periódicos científicos