Biologia Sintética e Biotecnologia

Código Área Duração Créditos Carga Horária Nº de Vagas Oferecidas Docente(s) Responsavél(eis)
RCB0500 Ciências Biomédicas e  Informática Biomédica 1 semestre 4 60 Rafael Silva Rocha

Objetivos

Introduzir aos estudantes os princípios da Biologia Sintética aplicada à Biotecnologia; Proporcionar aos estudantes treinamento no planejamento e desenho de circuitos biológicos para aplicações de interesse; Propiciar aos estudantes uma visão integrada e atualizada de tópicos avançados e emergentes de Biotecnologia.

Programa Resumido

Biologia Sintética: Fundamentos, conceitos e ferramentas; Modelagem matemática de circuitos gênicos; Engenharia metabólica para produção biocombustíveis e compostos químicos; Abordagens multi-omicas ao nível de células únicas e individualidade celular; Tecnologias de edição de genomas de nova geração; Metagenômica para a descoberta de novos biocatalizadores; Biosensores para aplicações Point-of-care; Microrganismos promotores de crescimento de plantas; Engenharia de tecidos e órgãos e aplicações Body-on-a-Chip.

Programa

Método

Aulas teóricas baseadas em artigos científicos de periódicos de alto impacto; Aulas práticas sobre desenho de circuitos biológicos; Aulas práticas de modelagem de redes regulatórias.

Critério

Os estudantes deverão desenvolver um trabalho em grupo visando o planejamento e simulação de um circuito biológico para uma aplicação biotecnológica com base nos conceitos e técnicas aprendidas em classe. Ao final da disciplina, os grupos deverão entregar o trabalho escrito e apresentar o projeto em forma de seminário. Atividades discentes: Elaboração de seminários e relatórios; Construção planejamento e avaliação de circuitos biológicos.

Norma de Recuperação

A nota final será composta pela nota do trabalho escrito com peso 1 e pela apresentação do trabalho com peso 2. Serão considerados aprovados os estudantes que obtiverem nota igual o superior a 5 e frequência igual ou maior que 70%.

Bibliografia

Artigos científicos principalmente dos seguintes periódicos: Nature, Cell, Science, Trends Biotechnology, Current Opinion in Biotechnology, PNAS, Molecular Systems Biology, Nature Communications.