Biologia Celular e Molecular para Fonoaudiologia

Código Área Duração Créditos Carga Horária Nº de Vagas Oferecidas Docente(s) Responsavél(eis)
RFO0003 Fonoaudiologia 1 semestre 3 45 Leticia F. Archangelo
Objetivos

A disciplina Biologia Celular e Molecular para Fonoaudiologia visa promover a conexão entre estruturas celulares e funções biológicas dando ênfase na aplicação em fonoaudiologia. Essa meta será alcançada através da apresentação e discussão de artigos de revisão, seminários sobre trabalhos científicos e textos de livros didáticos comprovadamente de relevância e impacto na área de biologia celular e molecular, conferindo aos alunos a oportunidade de aprendizado e ampliação de conhecimentos nesta área, bem como para o desenvolvimento de pensamento crítico.

Programa Resumido

– Estrutura celular e subcelular;

– Organelas e suas funções;

– Divisão e diferenciação celular;

– DNA – Estrutura e função. Organização (regiões codificadoras e não codificadoras, regiões repetitivas);

– Gene: estrutura e função (exons, introns, regiões reguladoras, promoters, enchancers);

– RNA: estrutura, função e processamento. Expressão gênica e síntese protéica;

– Proteínas: estrutura primária, secundária, terciária e quaternária, relação estrutura e função.

– Introdução à Biologia Celular. Componentes moleculares das células;

– Estrutura e função de proteínas;

– Membranas celulares: estrutura e função (características das células ciliadas externas e internas);

– Sistemas de endomembranas. Tráfico intracelular e vesículas (Sinapses entre células ciliadas e nervo auditivo);

– Citoesqueleto e motilidade celular (papel das proteínas contráteis nas células ciliadas); – Organelas e funções;

– Núcleo: estrutura e função;

– Adesão celular, junções intercelulares e matriz extracelular (família das conexinas no aparelho auditivo);

– Sinalização celular (transdução coclear);

– Divisão e controle do ciclo celular;

– Diferenciação e apoptose;

– Genoma: estrutura e função (genes envolvidos na surdez). – Controle da expressão gênica.

Método

– Aulas teóricas;

– Seminários.

Critério

– Provas parciais (três) (Pp), desempenho em Seminários (S);

– Média Final = (Média das Pp + Média dos S): 2

Norma de Recuperação

Uma prova teórica envolvendo toda a matéria lecionada no transcorrer do semestre letivo. Realização: na semana anterior ao ínicio do semestre subsequente. Nota final igual à média entre a nota de recuperação e a nota anterior na disciplina. Justificativa: A avaliação de provas parciais teóricas individuais e desempenho nos seminários.

Bibliografia

– LODISH, H.; BERK, A.; ZIPURSKY, S.L.; MATSUDAIRA, P.; BALTIMORE, D.; DARNELL, J.E., Molecular Cell Biology. New York: W H FREEMAN & Co.

– ALBERTS, B.; BRAY, D.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WATSON, J.D., Molecular Biology of the Cell. New York and London: Garland Publishing.

– LEWIN, B., Genes VII. Oxford University Press. -NCBI-Bookshelf (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/). -Artigos de revisão em periódicos de circulação internacional.