Pós-doutorado em Nefrologia Experimental com bolsa da FAPESP

Oportunidade é para participar de projeto na USP que estuda o papel da inflamação, do metabolismo e da microbiota em modelos experimentais de doença renal aguda e crônica (foto: Cecília Bastos / USP Imagens)

Agência FAPESP – Uma posição de pós-doutorado com bolsa da FAPESP está disponível no Projeto Temático “Metabolismo celular, microbiota e sistema imune: novos paradigmas na fisiopatologia das doenças renais”, conduzido no Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. O prazo de inscrição se encerra no dia 8 de fevereiro de 2019.

O objetivo do projeto é estudar o papel da inflamação, do metabolismo celular e da microbiota em modelos experimentais de doença renal aguda e crônica. Será estudada a relação existente entre o fator indutor de hipóxia (HIF) e o metabolismo de células tubulares e de podócitos, para elucidar novos mecanismos fisiopatológicos e estratégias de diagnóstico e tratamento da doença renal.

Os candidatos devem ter histórico comprovado de realizações científicas na pós-graduação e/ou pós-doutorado. Conhecimentos em biologia celular e molecular e em nefrologia experimental são especialmente recomendadas. Além disso, é desejável experiência demonstrada em publicações científicas com a utilização de modelos de doença renal crônica e aguda, cultivo e isolamento de células renais. A vivência em diferentes laboratórios (Brasil ou exterior) durante a formação científica é um aspecto positivo a ser considerado no processo de seleção.

Os interessados pela vaga devem enviar curriculum vitae, carta de apresentação, três cartas de referência e lista de publicações para o e-mail do coordenador do projeto, o professor Niels Olsen Saraiva Câmara (niels@usp.br).

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2590.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte:

Agência FAPESP