
Duas oportunidades estão disponíveis em projeto na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da USP. Inscrições até 23 de janeiro (foto: Hermano Teixeira Machado / Forp-USP)
Agência FAPESP – Um projeto desenvolvido no Bone Research Lab da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) tem duas oportunidades de pós-doutorado com bolsa da FAPESP.
As vagas estão vinculadas ao Projeto Temático “Terapia celular: potencial de células-tronco mesenquimais, VEGF-A e BMP-9 para regenerar tecido ósseo”. O prazo de inscrição termina em 23 de janeiro.
Os candidatos devem ter obtido o título de doutor há até dois anos em Odontologia e ter interesse em terapia celular para regenerar tecido ósseo. É fundamental proficiência comprovada, preferencialmente por artigos publicados, em cultura de células com ênfase na cultura primária de células-tronco mesenquimais e sua diferenciação osteoblástica, transfecção de células, CRISPR, PCR em tempo real, western blot, cirurgia em animais de pequeno porte (ratos e camundongos) e análises microtomográfica e histológica de cortes não descalcificados.
Um dos candidatos selecionados atuará no projeto que investiga o potencial de células-tronco mesenquimais derivadas de medula óssea e de tecido adiposo, tratadas com fator de crescimento do endotélio vascular VEGF-A (“vascular endothelial growth factor A”) e/ou proteína óssea morfogenética 9-BMP-9 (“bone morphogenetic protein 9”) para regenerar o tecido ósseo.
O outro candidato selecionado investigará o potencial dessas duas células-tronco mesenquimais modificadas geneticamente para sobre-expressar VEGF-A e/ou BMP-9 para regenerar o tecido ósseo.
Os interessados devem enviar carta de interesse, curriculum vitae e duas cartas de recomendação para o professor Adalberto Luiz Rosa no e-mail adalrosa@forp.usp.br.
Mais informações sobre as vagas: www.fapesp.br/oportunidades/2559.
As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.