Mestrado em química computacional na UFABC com bolsa da FAPESP

Mestrado em química computacional na UFABC com bolsa da FAPESP


Projeto busca identificar inibidores de calicreínas que possam ser usados para investigar o papel dessas enzimas em diferentes doenças (foto: Daniel Antonio / Agência FAPESP)

Agência FAPESP – Uma Bolsa de Mestrado da FAPESP está disponível no âmbito do projeto “Planejamento de inibidores das calicreínas 5, 6 e 7 usando métodos computacionais e o ensaio de fragmentos moleculares”. O prazo de inscrição termina em 31 de outubro de 2019.

A pesquisa é conduzida no Centro de Ciências Naturais e Humanas, da Universidade Federal do ABC (UFABC), sob orientação do pesquisador Renato Ferreira de Freitas.

O projeto propõe o uso conjunto de métodos computacionais e experimentais para identificação e otimização de inibidores das calicreínas KLK5, KLK6 e KLK7. O objetivo é usar os inibidores para investigar o papel dessas enzimas em diferentes doenças.

O candidato deve ter (ou estar finalizando) graduação em áreas relacionadas à Química, Bioquímica ou Farmácia. Treinamento prévio em química computacional e/ou modelagem molecular é desejado.

As inscrições devem ser enviadas para o e-mail de Freitas (renato.f@ufabc.edu.br), anexando carta de interesse, currículo atualizado, histórico escolar da graduação e duas cartas de recomendação feitas por docentes que conheçam o candidato.

O mérito acadêmico e científico será o principal critério de seleção. Os pré-selecionados serão contatados por e-mail para uma entrevista, que poderá ser por videoconferência. O candidato selecionado deverá ser aprovado no exame de ingresso para o mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biossistemas da UFABC.

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/3164.

Os requisitos e benefícios das bolsas de mestrado da FAPESP estão disponíveis no site www.fapesp.br/bolsas/ms.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.