Falta de preparação é a maior causa de lesões musculares

Saúde sem Complicações desta semana, fala sobre lesões esportivas com o convidado Marcello Teixeira Castiglia, médico ortopedista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP e especialista em Medicina Esportiva, Cirurgia do Joelho e Trauma do Membro Inferior e Cirurgia do Ombro e Cotovelo.

Castiglia conta que existem diversos tipos de lesões relacionados ao esporte, mas que o problema em reconhecer as mais frequentes está na automedicação, “geralmente as pessoas só procuram os hospitais quando têm uma torção no tornozelo ou alguma lesão muscular mais grave”.

Para evitar as lesões, Castiglia diz que é necessário ter uma boa estrutura muscular e cita como exemplo os jogadores de futebol que necessitam de um “treinamento próprio para hipertrofia, pois o músculo protege o joelho e outras estruturas de uma possível lesão”. E adverte, que “quanto mais uma lesão aumenta, maior é a chance dela gerar problemas no fim da vida”.

Toda a população está convidada a participar do Saúde sem Complicações, tirando dúvidas sobre saúde ou encaminhando sugestões de assuntos para novas discussões pelo e-mail imprensa.rp@usp.br.

Você pode ouvir o boletim na íntegra no site do Jornal USP.

Fonte:

Jornal USP