Nesta edição da coluna Minuto do Cérebro, o professor Octávio Pontes Neto explica o que é a neuromielite óptica e quais as novidades no tratamento dessa doença.
O professor Pontes Neto conta que “a neuromielite óptica é uma doença inflamatória autoimune, que atinge o sistema nervoso central”, em que o sistema imunológico, responsável por proteger o nosso organismo de infecções por vírus e bactérias, “altera-se e monta uma resposta inflamatória inapropriada contra agentes do próprio sistema nervoso central”.
De acordo com o professor, as alterações no sistema e a resposta inflamatória afetam principalmente os nervos ópticos e a medula espinhal, o que leva a pessoa a uma incapacidade progressiva.
Pontes Neto fala que nesta semana o “New England Journal of Medicine publicou o resultado de um estudo multicêntrico que testou anticorpos para bloquear a ação de determinados agentes, tendo potencial para ser útil na prevenção de recidivas da doença”, ou seja, no reaparecimento da neuromielite após um período sem sintomas.
O estudo envolveu 143 pacientes com a doença e foi interrompido após dois anos de seguimento, quando foi observada taxa de redução de recidivas de 43% para 3% no grupo que recebeu os anticorpos.
Você pode ouvir o boletim na íntegra no player abaixo: