Nesta edição do programa, Paulo Henrique Manso, cardiologista, pediatra e professor do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, fala sobre cardiopatia congênita.
Cardiopatia congênita é um problema na formação do coração, que vem desde o nascimento e ocorre por uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca. A incidência no mundo todo é de 1%, ou seja, a cada 100 crianças, uma apresenta essa condição. “Ao falar de cardiopatia congênita, não estamos falando de uma doença, e sim de um espectro em mais de 40 tipos de problemas no coração. É um grupo de doenças”, afirma Manso.
Segundo o professor, ainda não foi possível identificar quais são as causas específicas do problema, o que se sabe é que algumas síndromes como a de Down, por exemplo, aumentam a incidência. “As chances crescem para 10% se o indivíduo possui alguém na família com o problema.”
O programa é produzido pela locutora Mel Vieira e por Maju Petroni, com apresentação de Mel Vieira e trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Coordenação de Rosemeire Talamone. No ar todas as terças, às 13h. Você pode sintonizar a Rádio USP em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS.
Você pode ouvir o boletim na íntegra no player abaixo: