O Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo oferece uma oportunidade de pós-doutorado no âmbito do projeto “MSCs e M2 como determinantes da natureza construtiva ou destrutiva de microambientes inflamatórios associados ao tecido ósseo”. Os trabalhos serão conduzidos no Laboratório de Osteoimunologia, coordenado pelo Professor Dr. Gustavo Pompermaier Garlet.
O projeto ao que se refere a bolsa visa à elucidação do papel da polarização de macrófagos no processo de reparo tecidual, na resposta à implantação de biomateriais e seu impacto e osseointegração. Seu objetivo será estudar experimentalmente os efeitos da modulação de elementos de sinalização intracelular descritos como essenciais para polarização de macrófagos para os fenótipos M1/M2.
Nesta etapa, o pesquisador de pós-doutorado será responsável por ensaios in vivo e in vitro (vide descrição de habilidades específicas na sequência), a serem desenvolvidos em grupo multidisciplinar, num ambiente de pesquisa colaborativa, usando equipamentos da Unidade e facilities multiusuários disponíveis, e atividades em parceria com instituição colaboradora no exterior.
Requisitos
– Os candidatos devem preferencialmente apresentar formação que envolva as áreas de Histologia, Biologia óssea e Imunologia, preferencialmente na área de Osteoimunologia, comprovada pelo histórico de pós-graduação e publicações;
– Ter concluído o doutorado há, no máximo, 2 anos (até a data limite para inscrição);
– Motivação para trabalhar produtivamente em um ambiente interdisciplinar;
– Fluência em inglês, com habilidade de comunicação e escrita neste idioma; o projeto envolve a colaboração direta com instituição parceira no exterior, sendo dessa forma este requisito essencial ao candidato para a plena execução do projeto;
– Experiência em técnicas de análise histopatológica, histomorfometria, imuno-histoquímica, imunofluorescência, microtomografia computadorizada, birrefringência, cultura de células (macrófagos, osteoblastos e osteclastos), citometria de fluxo, ELISA, RealTimePCR e PCRarray.
Inscrições
Os interessados devem enviar um email, para o professor Gustavo Pompermaier Garlet (pesquisador principal do projeto temático) através do endereço garletgp@usp.br, identificado com o assunto: BOLSA DE PD OSTEOIMUNOLOGIA FOB/USP, até o dia 18/01/2019 (data limite para as inscrições).
Devem ser anexados ao e-mail os seguintes documentos (todos enviados em um único e-mail) em formato PDF:
– Carta de apresentação, descrevendo suas realizações em pesquisa e detalhando como sua formação contempla o perfil desejado;
– Currículo Lattes atualizado (brasileiros) ou um Curriculum Vitae com experiência acadêmica (estrangeiros);
– Duas (2) cartas de recomendação.
Seleção
A seleção será feita com base no CV do candidato, com foco na experiência na área de pesquisa do projeto e histórico de publicações, assim como nas cartas de apresentação e recomendação, sendo o envio de todos os documentos listados impreterível para a confirmação da inscrição do candidato. Os candidatos poderão ser convidados para uma entrevista pessoal ou via videoconferência ao longo do processo de seleção.
Esta oportunidade está aberta a candidatos de todas as nacionalidades. O candidato selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP, no valor de R$ 7.373,10 mensais e um fundo de contingência de pesquisa (reserva técnica), equivalente a 15% do valor anual da bolsa e que deve ser gasto em itens diretamente relacionados às atividades de pesquisa.