Quer financiamento coletivo em sua pesquisa? Novo estudo sugere quem é bem sucedido

EDITADO

A cientista atmosférica Maria Zatko estava perto de concluir sua tese sobre ozônio ao nível do solo em 2014, quando soube de uma oportunidade perfeita para preencher uma lacuna em sua pesquisa sobre esse poluente atmosférico.

Zatko e seu conselheiro da Universidade de Washington em Seattle perceberam que ela poderia participar de um projeto de pesquisa em andamento em Utah que estava estudando as causas dos níveis incomumente altos de ozônio da área durante o inverno. Zatko queria medir a liberação de óxidos de nitrogênio da neve. Mas coletar as amostras de neve exigiria um mês de trabalho de campo, e a Zatko não tinha fundos para cobrir os custos.

Então Zatko decidiu tentar uma fonte emergente para financiamento de pesquisa – o crowdfunding online. Por meio de uma campanha em um site, a Experiment.com, ela levantou US$ 12.000. O dinheiro era fundamental para completar seu Ph.D., ela diz. “Ainda mais importante é como se deu a pós-graduação”, acrescenta ela, porque apresentar os dados em uma conferência levou ao seu trabalho atual com uma empresa de consultoria ambiental. “Sou eternamente grata” às 155 pessoas que responderam ao seu pedido de financiamento, ela diz.

Zatko se encaixa no perfil dos cientistas que tiveram sucesso com campanhas no Experiment.com, de acordo com um novo estudo. As mulheres têm uma taxa de sucesso maior que os homens, e a maioria é liderada por estudantes, descobriu estudiosos que escreveram o estudo para o National Bureau of Economic Research (NBER), um grupo sem fins lucrativos em Cambridge, Massachusetts, que apoia estudos econômicos relevantes para políticas públicas. .

Em um dos maiores estudos desse tipo, os pesquisadores estudaram 728 campanhas realizadas no Experiment.com, a maior plataforma de crowdfunding especifico para pesquisa. (Foi fundado em 2012 com um nome diferente.) O site permite que os cientistas definam uma meta de financiamento, mas o projeto recebe o dinheiro somente se a meta for atingida. A Experiment.com, uma empresa com fins lucrativos, retém 8% dos recursos captados. A equipe do site fornece uma revisão dos projetos antes de publicá-los, e a maioria das campanhas dura de 30 a 60 dias.

Quase metade dos projetos estudados atingiu suas metas e recebeu financiamento, segundo os pesquisadores. Mas os estudantes e os pós-doutorados tiveram taxas de sucesso mais altas do que os membros do corpo docente, mesmo depois de considerar o fato de que as pessoas mais jovens tendiam a pedir menos dinheiro.

Os pedidos de ajuda geralmente se concentravam nos custos de viagens e laboratórios, bem como em equipamentos e taxas para publicação e conferências. E a mediana do valor arrecadado foi relativamente modesta, apenas US$ 3100. Isso refletia as pequenas quantias solicitadas – a maioria dos valores-alvo era inferior a US$ 15.000. Apenas três projetos pediram mais de US$ 100 mil, um dos quais era um outlier: um projeto liderado pelo produtor de Hollywood Gordon Gray buscou US$ 1 milhão para desenvolver tratamentos para a doença de Batten, uma doença neurodegenerativa rara e hereditária. Ele levantou US$ 2,6 milhões.

O que faz para uma campanha bem sucedida? Uma análise estatística feita pelos autores do NBER constatou que os líderes de projeto que trabalharam ativamente para solicitar contribuições tiveram maiores taxas de sucesso e levantaram somas maiores do que aquelas que não o fizeram. Esse engajamento ativo incluiu a publicação de endossos on-line de cientistas experientes e outros, fornecendo “anotações de laboratório” contendo atualizações e histórico do projeto e oferecendo aos doadores uma recompensa não monetária, como visitas ao laboratório de pesquisa e, no caso de estudos da vida selvagem, fotos de animais sujeitos.

Tal alcance leva tempo e esforço, o que os cientistas precisam pesar contra os modestos valores em dólar que eles provavelmente levantarão. “Você não pode simplesmente lançar um projeto e acordar na manhã seguinte e ter US$ 10 mil no banco”, diz um dos autores, Henry Sauermann, da Escola Europeia de Administração e Tecnologia de Berlim.

No caso de Zatko, ela diz que o apoio produziu uma descoberta que poderia beneficiar a sociedade como um todo: ela concluiu que as reações químicas na neve estavam contribuindo com uma contribuição mínima para a poluição do ozônio da região, comparadas às emissões provenientes da perfuração de gás natural. Isso poderia ajudar os formuladores de políticas a focar melhor seus esforços para melhorar a qualidade do ar.

Embora ela incentive outros a considerar o crowdfunding, Zatko diz: “Eu realmente gostaria que houvesse mais financiamento para os cientistas, então as pessoas não teriam que seguir esse caminho. Para os Ph.Ds., já estressados, este é mais um obstáculo. Até que seja financiado – e então é incrível ”.

Para ter certeza, os valores em dólares fornecidos pelo crowdfunding são muito menores do que aqueles normalmente obtidos de doações governamentais ou privadas. Mas “a questão não é substituir os mecanismos tradicionais de financiamento”, diz Sauermann. Em vez disso, o crowdfunding pode ser uma fonte complementar “que pode preencher lacunas ou expandir o acesso” ao financiamento para pesquisadores – como cientistas em início de carreira ou aqueles que trabalham em áreas pobres – que “tradicionalmente não teriam essas oportunidades”.