Pós-doutorado em neurofisiologia e reabilitação com bolsas da FAPESP

São três vagas para projeto da FM-USP que busca identificar biomarcadores neurofisiológicos de reabilitação funcional em condições como acidente vascular cerebral e lesão medular, entre outras (foto: javi_indy / Freepik)

Agência FAPESP – Três Bolsas de Pós-doutorado da FAPESP estão disponíveis no âmbito do projeto “O déficit da inibição como marcador de neuroplasticidade na reabilitação”, conduzido no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FM-USP). A inscrição deve ser feita até 6 de setembro de 2019.

O projeto integra o programa São Paulo Excellence Chair (SPEC-FAPESP) e é coordenado por Felipe Fregni, professor visitante da FM-USP e professor associado da Harvard Medical School, nos Estados Unidos.

Fregni foi recentemente contemplado com o Presidential Early Career Award for Scientists and Engineers (Pecase), maior honraria concedida pelo governo norte-americano para jovens pesquisadores (Leia mais em: agencia.fapesp.br/31047).

A pesquisa busca identificar biomarcadores neurofisiológicos da recuperação funcional em quatro condições clínicas diferentes – acidente vascular cerebral, lesão medular, amputação e a osteoartrose de joelhos – e comparar com indivíduos saudáveis (pareados por idade e sexo).

O trabalho prevê a coleta de dados clínicos, demográficos, funcionais e neurofisiológicos de 100 pacientes de cada um dos grupos das doenças, além dos 100 sujeitos saudáveis (grupo controle), realizada em um período de quatro anos.

Os candidatos devem ter publicação prévia do doutorado e capacidade de usar software de análise estatística.

A inscrição pode ser feita pelo e-mail centrodepesquisa.imrea@hc.fm.usp.br. Deve ser enviada a seguinte documentação: curriculum vitae atualizado, carta de interesse, histórico escolar da graduação completo e contato (nome, telefone, e-mail) de duas pessoas para referências, de preferência professores e ex-professores.

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/3013.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.