Pós-doutorado em bioquímica e biologia celular com bolsa da FAPESP

Na Unicamp, bolsista participará de projeto dedicado a desvendar os mecanismos moleculares envolvidos na esquizofrenia e a identificar processos biológicos passíveis de serem modulados por fármacos (imagem: Pixabay)

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Da compreensão básica a biomarcadores clínicos para a esquizofrenia: um estudo multidisciplinar centrado na neuroproteômica”, coordenado pelo professor Daniel Martins de Souza na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), oferece uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP. O prazo de inscrição se encerra no dia 30 de setembro de 2019.

O bolsista vai atuar no Laboratório de Neuroproteômica do Instituto de Biologia (IB-Unicamp), auxiliando no desenvolvimento de novos modelos pré-clínicos in vitro e in vivo para o estudo dos mecanismos moleculares envolvidos na esquizofrenia. Os resultados do projeto podem apontar para processos biológicos passíveis de serem modulados por novos medicamentos ainda não desenvolvidos.

O candidato deve ter concluído o doutorado há no máximo sete anos na área de Ciências Biológicas e apresentar conhecimento no tema do Projeto Temático. Deve ter experiência em técnicas laboratoriais, como cultivo de linhagens celulares e/ou células primárias neurais para o desenvolvimento de coculturas neuronais e gliais, imunocitoquímica e microscopia de fluorescência, PCR e PCR-RT, western blotting e citometria de fluxo.

Além disso, é necessário demonstrar experiência prévia em metodologias in vivo para o estabelecimento de protocolos comportamentais no estudo de doenças neuropsiquiátricas e para avaliação da modulação de vias de sinalização intracelular na esquizofrenia.

Os requisitos precisam ser comprovados no ato da inscrição por meio de tese de doutorado e publicações em periódicos científicos de relevância, decorrentes de trabalhos de mestrado ou de doutorado.

As inscrições devem ser feitas enviando súmula curricular, carta de motivação de até uma página e uma carta de recomendação para o e-mail do coordenador do projeto, o professor Daniel Martins de Souza (danms90@gmail.com).

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/3169.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.