Pós-doutorado em biologia molecular com bolsa da FAPESP

Pós-doutorado em biologia molecular com bolsa da FAPESP

Pesquisa conduzida no Instituto de Biociências da USP pretende analisar os sistemas antioxidantes de sementes das plantas Arabidopsis thalianae Araucaria angustifolia (foto: Webysther Nunes / Wikimedia Commons)

Agência FAPESP – O Centro de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina (Redoxoma) oferece uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP. O prazo de inscrição termina no dia 13 de junho de 2019.

O Redoxoma é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

O grupo de pesquisa, sediado no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), investiga a ação de peroxidases com atividade baseada em resíduos de cisteína, como as peroxirredoxinas.

O atual desafio é demonstrar que o ascorbato pode competir pela redução de ácido sulfênico com outros sistemas redutores. Serão analisados os sistemas antioxidantes de sementes de duas plantas: Arabidopsis thaliana (um organismo modelo) e Araucaria angustifolia (pinheiro brasileiro).

A vaga é destinada a um jovem cientista com título de doutor em bioquímica, química, biologia ou áreas relacionadas, obtido há, no máximo, sete anos. Também é requisitada experiência em técnicas de biologia molecular (inclusive expressão e purificação de proteínas). É desejável ainda experiência em técnicas relacionadas a manipulações genéticas de plantas, embriogênese e desenvolvimento de sementes.

Os interessados pela oportunidade devem enviar e-mail para o pesquisador principal do projeto, o professor Luis Eduardo Soares Netto (nettoles@ib.usp.br), junto com uma carta de interesse, curriculum vitae e informações de contato (e-mail, telefone) de dois profissionais que possam fornecer cartas de recomendação.

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/2871.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.