Pós-doutorado em Biologia Celular com Bolsa da FAPESP

Projeto de variabilidade genômica com o protozoário Trypanosoma cruzi, desenvolvido na Unifesp, recebe inscrições de interessados até 31 de julho (imagem: CDC)

Agência FAPESP – Uma oportunidade de pós-doutorado, com bolsa da FAPESP, está disponível no Projeto Temático “Trypanosoma cruzi: variabilidade genômica intra e interespecífica e mecanismos de invasão e egresso celular”, desenvolvido na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O prazo de inscrição termina em 31 de julho de 2019.

O bolsista estudará a geração de exossomos por formas amastigotas extracelulares (AE) de Trypanosoma cruzi e sua participação na interação parasita-hospedeiro in vitro e in vivo.

O grupo de pesquisa do projeto isola os exossomos, realiza caracterização proteômica e avalia seu papel na infectividade de AEs. A pesquisa estuda o papel dos exossomos nas vias de sinalização desencadeadas quando AEs invadem e colonizam células do hospedeiro. Experimentos com imageamento in vivo serão realizados para avaliar o modo de interação e detalhes da invasão celular por AEs.

Os candidatos devem ter experiência em trabalhar com o Trypanosoma cruzi na área relacionada ao projeto. Experiência em técnicas de biologia molecular, celular, bioquímica e imunoquímica e no screening fenotípico usando modelos in vivo são importantes.

As inscrições devem ser feitas enviando carta de interesse, curriculum vitae atualizado e nomes e e-mails de pelo menos dois pesquisadores que possam fornecer referências para o e-mail do coordenador do projeto, o professor Renato Arruda Mortara(ramortara@unifesp.br).

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2920.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.