
Nova funcionalidade do SAGe permite indicar Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador para ajudar na gestão de auxílios e bolsas (foto: Freepik)
Agência FAPESP – Uma nova funcionalidade no Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) da FAPESP permite, desde o dia 2 de abril de 2019, que o pesquisador responsável por um projeto apoiado pela Fundação indique um usuário adicional do sistema. Esse usuário poderá auxiliar na gestão de auxílios e bolsas sob responsabilidade do pesquisador, preparando a elaboração das solicitações de mudança nos processos.
A FAPESP considera essencial que exista o apoio institucional aos cientistas na gestão e administração de projetos de pesquisa, de forma que eles possam se dedicar mais à pesquisa e à orientação dos alunos.
A delegação deve ser feita para um Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIP) vinculado à instituição-sede do processo. Neste momento, a delegação servirá apenas para elaboração (e não para a submissão) de solicitações de mudança.
Para unidades que não tenham um EAIP, poderá ser aceita, em certas condições, a indicação de uma pessoa física como delegado do pesquisador responsável. Nesse caso, a FAPESP não aceitará a indicação de estudantes, bolsistas ou pós-doutores, devendo a pessoa indicada ser parte do corpo de funcionários de apoio da unidade que sedia o auxílio ou bolsa.
Após conclusão da elaboração pela pessoa delegada, a solicitação de mudança só poderá ser aprovada e submetida pelo responsável e/ou beneficiário do processo, podendo ainda ser revisada ou alterada por esses.
A funcionalidade também permitirá consultas do menu “Mais Informações” do processo como: aceite da concessão, compromissos, contratos e aditivos, histórico de eventos, processos vinculados a este processo, propostas, relatórios científicos, atas de defesa, solicitações de mudança e súmulas curriculares.
Para as instituições que contam com um EAIP com pessoal treinado pela FAPESP, o dirigente da instituição receberá um e-mail solicitando informações para o cadastramento do EAIP.
Somente após o cadastramento do escritório e seu gestor pela FAPESP, os membros do escritório poderão ser indicados e os beneficiários e/ou responsáveis com processos vinculados à instituição poderão vincular seus processos ao escritório.
Os manuais para delegação e elaboração de solicitações de mudança estão disponíveis no SAGe (SAGe).