
Bolsista integrará equipe de projeto sobre vírus emergentes e transplante de células-tronco no Hemocentro de Ribeirão Preto (foto: Nissim Benvenisty / Wikipedia)
Agência FAPESP – Uma oportunidade de mestrado, com bolsa da FAPESP, está disponível no projeto “Avaliação do Impacto de Vírus Emergentes e Reemergentes em Hemoterapia e Transplante de Células-Tronco por Meio de Técnicas Moleculares Avançadas”, conduzido no Laboratório de Biologia Molecular do Hemocentro de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).
O bolsista selecionado será responsável pela otimização e implementação de subprojetos para análise do metagenoma viral (filtragem de sequências, alinhamentos e designação taxonômica e montagem de genomas de novo) obtido a partir de plasma de vários grupos de pacientes e hemocomponentes.
O aluno receberá treinamento de pesquisadores do Instituto Pasteur, da França, e será orientado por Svetoslav Nanev Slavov, pesquisador responsável pelo projeto. As inscrições devem ser feitas até 20 de dezembro de 2018.
Os candidatos devem ter conhecimento básico de Linux; linguagens de programação Perl, Python e/ou R; banco de dados; e análise de dados de sequenciamento de nova geração.
Os interessados devem enviar currículo, carta de motivação e uma recomendação para a secretaria do setor de pesquisa do Hemocentro de Ribeirão Preto (carmen@hemocentro.fmrp.usp.br) mencionando “Mestrado_FAPESP_Slav” e com cópia para o responsável (svetoslav.slavov@hemocentro.fmrp.usp.br).
Mais informações sobre a oportunidade estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/2475.
Saiba mais sobre as Bolsas de Mestrado da FAPESP em: www.fapesp.br/bolsas/ms.
Outras oportunidades de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.