Hospital Universitário engloba quatro grandes áreas da medicina

O Hospital Universitário (HU) da USP foi inaugurado em agosto de 1981, com o objetivo de criar um ambiente de prática hospitalar para que os estudantes da área de saúde atendessem as doenças mais prevalentes na comunidade. Dando sequência ao especial sobre a contribuição da Medicina USP para a sociedade, o Jornal da USP no Ar conversou com Paulo Margarido, diretor do HU, coordenador do Ambulatório de Hemostasia Reprodutiva do Hospital das Clínicas (HC) da USP e cirurgião laparoscopista colaborador do Serviço de Uroginecologia da Disciplina de Ginecologia do HC.

Margarido conta que o hospital surge com o atendimento pediátrico, mas rapidamente consegue englobar as quatro grandes áreas da medicina: ginecologia e obstetrícia, pediatria, clínica médica e cirurgia. O diretor destaca a importância da assistência médica que o HU presta à sociedade, mas esclarece que o objetivo principal é a excelência no ensino envolvendo as unidades da área de saúde da Universidade: Medicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Ciências Farmacêuticas e Serviço Social. Todos os alunos realizam suas disciplinas de práticas clínicas e cirúrgicas dentro do HU.

Vinculado aos departamentos da Faculdade de Medicina (FM) da USP, o HU acompanha os avanços que a FM traz para o campo da saúde. Margarido explica que o intercâmbio entre hospital e faculdade é intenso e constante. Mais de dois mil estudantes passam pelo hospital por ano. São alunos de diferentes áreas da saúde, como farmácia e enfermagem. Margarido tem 20 anos de HU e fala sobre a importância do vínculo dos estudantes com os médicos assistentes. “Desde o começo, o aluno atua próximo ao médico. Isso reflete bastante na qualidade do ensino.”

Você pode ouvir o boletim na íntegra no player abaixo: