Biologia Celular e Molecular para Nutrição e Metabolismo

Código Área Duração Créditos Carga Horária Nº de Vagas Oferecidas Docente(s) Responsavél(eis)
RNM0003 Nutrição e Metabolismo 1 semestre 3 45 Leticia F. Archangelo

– Vincular os conceitos fundamentais em biologia celular e molecular.

– Capacitar o estudante a reconhecer químicos e biológicos provenientes da dieta que interferem na regulação de processos celulares e/ou moleculares, e os mecanismos pelos quais agem, bem como as reações do organismo a eles.

– Exercitar a capacidade de relacionar os conceitos básicos apresentados em biologia celular e molecular com temas atuais na área de nutrição e pesquisa científica.

– Valorizar o emprego do método científico e incentivar a análise crítica e busca de informações.

Programa Resumido: Conceitos fundamentais da estrutura e do funcionamento da célula e suas moléculas, da comunicação celular e implicações de seu mau funcionamento.

– Introdução a Biologia Celular. Componentes moleculares da célula.

– Estrutura e função de proteínas – Membranas celulares: estrutura e função.

– Mitocôndria e peroxissomo

– Sistemas de endomembranas

– Citoesqueleto e motilidade celular

– Núcleo: estrutura e função.

– Sinalização celular

– Divisão e controle do ciclo celular

– Diferenciação – Apoptose – Do DNA ao Genoma: Estrutura e função

– Transcrição e Expressão Gênica – Tradução

– Introdução a Biologia do Câncer

– Nutrição e Câncer

– Compostos bioativos: interferência em processos celulares/ moleculares

Método

– Prova escrita – Relatórios individuais – Atividades de seminários – Outras atividades dada em sala de aula

Critério

Será aprovado o estudante que obtiver média final igual ou superior a 5 (cinco), calculada com bases nas atividades , relatórios e desempenho em provas teóricas. Além disso, será exigida frequência mínima de 70% para aprovação.

Norma de Recuperação

Estudantes com média final inferior a 5 (cinco) e superior a 3 (três), desde que tenham presença superior a 70% das atividades, poderão realizar a recuperação, que constará de prova de avaliação escrita contemplando toda a matéria dada no semestre. A nota final da aprovação corresponderá a nota desta prova mais a nota do curso regular, dividida por 2, que deverá se igual ou superior 5 (cinco).

Bibliografia

– Alberts, B et al. Biologia Molecular da Célula. 4 a edição, Editora Artmed, 2004

– Robertis, E.D. & Hib J. Bases da Biologia Celular e Molecular. 4a edição, Editora Guanabara Koogan, 2006

– Robert Weinberg. A Biologia do Câncer. Tradução da Ed. ArtMed, 2008