Estresse da vida universitária requer estratégias para ser combatido

Bate-papo gratuito sobre estresse na Universidade será em auditório do IME, no campus Cidade Universitária – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Trabalhos, provas, produção de artigos e atividades extras. A vida universitária na graduação e pós-graduação pode ser cansativa e causar estresse, dificuldade de concentração, ansiedade, entre outros sintomas. O Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, em São Paulo, realizará dois eventos que discutem estratégias para gerenciar o estresse e melhorar a concentração.

O primeiro será no dia 13 de agosto com a fisioterapeuta Cassandra Lyra, doutoranda no Instituto de Química (IQ) da USP e Ph.D. em psicologia. Ela trará sugestões de como cuidar do corpo e da mente, entre outros assuntos que envolvem o tema do estresse acadêmico.

A fisioterapeuta é criadora e apresentadora dos podcasts Sobrevivendo à Vida Acadêmica e PodCassie, nos quais ela fala sobre saúde mental e bem-estar. O bate-papo tem entrada aberta ao público, sem necessidade de inscrição. Ele começa às 13 horas, no Auditório Jacy Monteiro.

O evento faz parte do ciclo de palestras sobre saúde mental organizado pela professora Gladys Chalom, do Departamento de Matemática do IME, Ana Luiza e Fernando Lima, representantes discentes da Comissão de Pós-Graduação, e Stela Madruga, da Biblioteca Carlos Benjamin de Lyra, todos do IME.

Concentração mental e meditação

No dia 15 de agosto, o evento será sobre a prática da meditação e sua relação com a concentração mental. Valdemar W. Setzer, professor do Departamento de Ciência da Computação do IME, irá ministrar a oficina Concentração mental e meditação: um caminho para o desenvolvimento espiritual.

O professor falará sobre o desenvolvimento de uma calma interior e da capacidade de concentração, fatores fundamentais devido à agitação do mundo moderno, especialmente com o uso de meios eletrônicos. Na oficina, serão praticados exercícios pelos participantes que quiserem experimentá-los. A oficina será das 17 às 20 horas, no Auditório Jacy Monteiro.

O auditório fica no bloco B do IME, localizado na Rua do Matão, 1010, campus Cidade Universitária, Butantã, São Paulo. Qualquer pessoa pode participar, não é preciso realizar inscrição.