Em Ribeirão Preto, USP precisa de voluntários para testes com vacina da gripe

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, em parceria com o Instituto Butantan, vai avaliar a eficácia da vacina da gripe sazonal. Ela é produzida pelo instituto e protege contra os três tipos de vírus Influenza mais prevalentes. A composição da vacina é alterada anualmente, devido à alta taxa de mutação do vírus.

O objetivo da pesquisa é comparar a vacina do Butantan com a produzida por um laboratório multinacional. O estudo pretende descobrir se ambas são equivalentes em segurança e qualidade. “Pesquisas clínicas de fase IV são importantes para avaliar de forma contínua a qualidade dos produtos já em comercialização e para detectar possíveis eventos adversos novos, o que pode modificar a bula”, explica o professor da FMRP Eduardo Barbosa Coelho, pesquisador principal do projeto.

Para essa avaliação, os cientistas precisam de voluntários para os testes. Pode participar qualquer pessoa saudável entre 18 e 79 anos, mesmo as que não estão contempladas no programa nacional da vacina para gripe. Os candidatos passarão por entrevista e exame físico. Inscrições e informações pelo WhatsApp (11) 97682-0980 com Dalva ou com Daniela.

A vacina produzida no Instituto Butantã é fornecida para o Ministério da Saúde, que a utiliza na campanha nacional contra a gripe.

Jornal USP