Doutorado direto em metabolismo e bioenergética com bolsa da FAPESP

Projeto na Unicamp investiga mecanismos celulares e participação de mitocôndrias em processos de envelhecimento e morte celular (imagem: Pixabay)

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Função e disfunção mitocondrial: implicações para o envelhecimento e doenças associadas”, coordenado pelo professor Aníbal Eugênio Vercesi, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), oferece uma vaga de doutorado direto com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição termina no dia 31 de março de 2019.

O objetivo central do projeto é avançar nos conhecimentos sobre os mecanismos celulares e a participação das mitocôndrias nos processos de senescência e morte celular, relacionados à progressão de doenças associadas ao envelhecimento.

O bolsista investigará se a expressão da proteína de transferência de colesteril éster modifica a reatividade vascular e a suscetibilidade ao infarto do miocárdio.

A oportunidade requer graduação recém-concluída em biologia, bioquímica, ciências farmacêuticas, ciências moleculares, ciências biomédicas, química ou áreas relacionadas. O candidato deve ter sólida formação em fisiologia e bioquímica (incluindo biologia molecular), além de experiência prévia documentada em projetos de iniciação científica. Também é importante que o candidato tenha disponibilidade e habilidade para trabalhar com experimentação animal e cultura de células.

A aplicação deve ser enviada para o e-mail ho98@unicamp.br, incluindo carta de intenção, histórico escolar de graduação, curriculum vitae e carta de recomendação.

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2686.

A Bolsa de Doutorado Direto da FAPESP tem duração de 48 meses e valor mensal de R$ 2.043,00 no primeiro ano, R$ 2.168,70 no segundo ano, R$ 3.010,80 no terceiro ano e R$ 3.726,30 no quarto ano. Um auxílio financeiro equivalente a 30% do valor anual da bolsa será concedido para despesas diretamente relacionadas às atividades de pesquisa. Os requisitos e benefícios estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/dd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Agência FAPESP