Doutorado direto em interação microbiota-hospedeiro com bolsa da FAPESP

Trabalho na Unicamp analisa a relação entre ácidos graxos de cadeia curta produzidos por bactérias do intestino e modificações epigenéticas que moldam a expressão gênica de neutrófilos (imagem: Blausen Medical / Wikimedia Commons)

Agência FAPESP – O projeto “Análise dos mecanismos moleculares envolvidos na interação de metabólitos da microbiota e células do hospedeiro durante a inflamação” oferece uma oportunidade de doutorado com bolsa da FAPESP. As inscrições vão até 4 de outubro de 2019.

O projeto é conduzido no Laboratório de Imunoinflamação do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob coordenação do professor Marco Aurélio Ramirez Vinolo.

O projeto analisa a relação entre produtos da microbiota intestinal, os ácidos graxos de cadeia curta, e modificações epigenéticas que influenciam o padrão de expressão gênica de neutrófilos e, consequentemente, suas funções efetoras.

São pré-requisitos para a vaga ter conhecimento em imunologia básica, experiência em laboratório e possibilidade de estágio de dois a três meses no laboratório antes do ingresso na pós-graduação. Os candidatos serão avaliados por análise do perfil e entrevista pessoalmente ou por videoconferência.

A inscrição pode ser feita enviando curriculum vitae, carta de interesse, histórico escolar de graduação e contato (nome, e-mail) de dois ex-professores para o e-mail do professor Vinolo (mvinolo@unicamp.br).

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/3162.

A Bolsa de Doutorado Direto fornecida pela FAPESP tem duração de 48 meses e valor mensal de R$ 2.043,00 no primeiro ano, R$ 2.168,70 no segundo ano, R$ 3.010,80 no terceiro ano e R$ 3.726,30 no quarto ano. Um auxílio financeiro equivalente a 30% do valor anual da bolsa será concedido para despesas diretamente relacionadas às atividades de pesquisa. Os requisitos e benefícios estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/dd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.