Dossiê apresenta pesquisas e projetos de extensão sobre autismo

Produzido com a colaboração de professores do Instituto de Psicologia (IP) da USP, dossiê apresenta informações sobre autismo, relata pesquisas sobre uso de música e de animais no tratamento e mostra o atendimento prestado a crianças autistas por meio de um projeto de extensã0 – Imagem: Divulgação IP

O Portal de Divulgação Científica do Instituto de Psicologia (IP) da USP (psico.usp) acaba de lançar o Dossiê Transtorno do Espectro Autista. A página na internet contém textos que introduzem o conceito, diagnóstico, legislação, inclusão, processo de aprendizagem, ciência aplicada, metodologia e possibilidades de tratamento para o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O dossiê foi produzido a partir de entrevistas com pesquisadores e descreve estudos e projetos sobre o tema realizados no IP, podendo ser acessado neste link.

Entre os textos do dossiê, estão Um espaço para o autismo dentro do IPUSP, que apresenta o Centro para o Autismo e Inclusão Social (CAIS), projeto de extensão realizado no IP, Um projeto científico reestruturador, que explica o uso de análise de sistemas comportamentais para estruturar o atendimento a crianças autistas no CAIS, e Lei do risco psíquico para bebês falha ao não trazer ações práticas, que discute a prevenção do autismo. Também podem ser lidos textos sobre trabalhos de pesquisa, como A importância da terapia com canções em crianças com autismo e Crianças e animais na terapia assistida. No próximo semestre, novos estudos serão incluídos no dossiê.

O dossiê faz parte do projeto de divulgação científica produzido com estagiários, estudantes de Letras, e tem o papel de difundir à população os trabalhos e pesquisas realizados no IP. O material dá prosseguimento a uma série de conteúdos digitais editados pelo boletim informativo IP Comunica. A produção das matérias contou com a colaboração dos professores Francisco Baptista Assumpção Junior, Marcelo Fernandes da Costa e Maria Martha Costa Hübner, que deram consultoria técnica.

Mais informações: e-mail ipcomunica@usp.br