Divulgação científica: evento discute como atrair e empolgar o público falando de ciências

A jornalista e editora de Ciências do Jornal da USP Luiza Caires é a convidada de seminário do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP para falar sobre divulgação científica. O evento acontece no dia 27 de fevereiro, às 14 horas, no auditório do Bloco G do instituto. A entrada é gratuita e aberta a qualquer interessado.

O objetivo deste seminário, segundo Luiza, é ajudar quem já está convencido da necessidade de compartilhar ciência com o público – seja diretamente ou com a mediação de comunicadores -, mas não sabe nem por onde começar. Conhecer o trabalho de quem já faz isso bem, mas entender que há espaço para trilhar seu próprio caminho, desmistificando a noção de que “isso não é para mim”.

O evento irá apresentar boas práticas, ferramentas e recursos, dos meios tradicionais (jornal, TV, revista) aos novos (mídias sociais, podcasts, canais de YouTube), lembrando que mudam detalhes, técnicas, macetes, mas a premissa fundamental é a mesma: saber comunicar. Luiza Caires é também uma das autoras do guia De Cientista para Jornalista, que orienta cientistas a atuarem em parceria com a imprensa para divulgação de suas pesquisas.

O IAG fica na Rua do Matão, 1.226, Cidade Universitária, São Paulo.

Ciência USP

Para conhecer as produções de divulgação científica do Jornal da USP, acesse a página da editoriapodcasts e também as mídias sociais: FacebookTwitterInstagram e YouTube.

Mais informações: e-mail luiza.caires@usp.br; site http://e.usp.br/d00

Jornal USP