O projeto, financiado pela FAPESP, tem uma bolsa de Doutorado Direto para investigação em “Síntese e Caracterização de Cerâmicas Ferroicas (Ferroelétricas e Multiferroicas) Nanoestruturadas Sinterizadas Via Spark Plasma Sintering – SPS”. Os principais objetivos do projeto são alcançar avanços significativos, qualitativos e quantitativos na síntese, caracterização, modelamento e aplicações de materiais ferroicos nanoestruturados, visando melhorar suas propriedades para aplicações em conversores de energias renováveis (mecânicas ou solar). Materiais monofásicos ou compósitos ferroicos estão sendo desenvolvidos para uso em conversores de energia mecânicos (eletromecânicos) ou solares (fotovoltaicos). A equipe multidisciplinar de pesquisadores de vários grupos e instituições brasileiras possui a infraestrutura adequada para desenvolver todas as etapas necessárias para a síntese e caracterização de novos materiais ferroicos cerâmicos nanoestruturados.
Da Bolsa:
As bolsas de doutorado destinam-se a alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino superior públicas ou privadas do Estado de São Paulo, graduados ou com título de mestre, para o desenvolvimento do projeto de pesquisa que resulte em tese.
A FAPESP, na análise das solicitações de bolsa de doutorado, prioriza candidatos que tenham recém-concluído a graduação ou mestrado, dentro do prazo normal de sua duração do curso, com excelente histórico escolar e, preferencialmente, com experiência comprovada de estágio de iniciação científica.
Início: o início das atividades está previsto para abril de 2019.
Aplicação:
O pedido deve ser encaminhado para o Grupo de Materiais Ferroicos / Departamento de Física / Universidade Federal de São Carlos / SP-Brasil, referência “Candidato a Bolsa de Pós-Doutorado – SPS Nano”, para o seguinte endereço: gmf@ufscar.br.
Os candidatos interessados devem enviar os seguintes documentos (como um único arquivo PDF):
a) Histórico Escolar completo de graduação(incluindo reprovações, quando for o caso);
b) Currículo Vitae (com link para o Currículo Lattes do CNPq, atualizado);
c) Nome e e-mail de 3 (três) docentes que possam fornecer referências sobre o(a) candidato(a).
Observações:
1) A(O) candidata(o) deverá estar inscrito ou no processo seletivo num dos Programas de Pós-Graduação: a) em Física do DF/UFSCar ou b) em Ciência e Engenharia de Materiais do DEMa/UFSCar;
2) Para passar à condição de bolsista o(a) candidato(a) deverá ter sido aceito pelo Programa de Pós Graduação e sua indicação aceita pela FAPESP. O tempo necessário para a avaliação da proposta pela FAPESP é de cerca de 3 meses.
Data limite: As inscrições podem ser submetidas até 20 de janeiro de 2019.